Loomade|Buscapé

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Brasileirão x campeonatos Europeus part.II

Vamos dar continuidade a nossa serie, comparando o Brasileirão com campeonatos Europeus.


4- Números de Clássicos
Você gosta de Ver Real x Barcelona? Juventus x Inter de Milão? São ótimos clássicos, alem de vários outros na Europa, mas frequência de grandes clássicos na Europa é muito pouco. Real e Barça fazem o grande superclássico Espanhol no nacional 02 vezes. Podem ter de se enfrentar mais vezes somente em torneios mata-mata. Mas, e nas terras tupiniquins?
Começamos a todo vapor nos clássicos: De entrada somos servidos com Cruzeiro x Corinthians e São Paulo x Flamengo, logo teremos os clássicos regionais, veremos Santos x Palmeiras e Grêmio x Inter. Teremos outros clássicos como Fluminense x At. Mineiro.
Temos 12 grandes clubes que jogam entre si (quando um não esta na serie B) duas vezes no nacional, fácil a conta não? Sabemos que nem todos são jogos emocionantes ou tão esperados, mas com toda certeza, são grandes clássicos do nosso futebol, que por vez ou outra decidem campeonatos.



5- Rebaixamento
O famoso Fantasma da Serie B. Outro ponto positivo (negativo) do nosso futebol.
Times grandes na Europa quase nunca caem, quando caem é por causa de algum escândalo de manipulação de resultado (alô Juve), e não porque eram times fracos, afinal ser mais fraco que um Getafe, Hanover, Palermo, West Ham, é muito difícil.
Mas aqui o negocio é diferente. Quase todo ano cai um time grande. Desde 2012, Corinthians, Palmeiras, Vasco, Botafogo, Grêmio, At. Mineiro, já caíram para a serie B do Campeonato Brasileiro, alguns mais de uma vez.
Isso mostra o equilíbrio que temos, o time faz um mau planejamento e colhe a serie B no próximo ano. Fora que todo ano tem briga pra não cair, em 2013 Fluminense e Flamengo escaparam no Tapetão, alias o Fluminense vem flertando com a Serie B faz um tempo, mas sempre se livra no ultimo minuto.
Barcelona, Real Madri, Manchester, Chelsea e Bayer na segunda divisão? Não da pra imaginar, não hoje em dia.


6- Os pequenos
Alem dos 12 times considerados grandes, temos outros times médios/pequenos, que por vez o outra dão trabalho, tiram vaga e fazem os grandes cair no seu lugar.
Vamos nos lembrar de São Caetano, Paulista, Ituano, Santo Andre, Coritiba, At. Paranaense, Goiás, Sport, Vitoria, Bahia, entre tantos outros.
Esses times já tiraram vagas de grandes, já ganharam títulos em cima de grandes, e sempre aparece um para deixar o time grande com vergonha.
Dificilmente isso acontece na Europa. Zebra por lá? 


7- Arbitragem
Ok, este não e só problema nosso, mas aqui se não fossem os árbitros e sua s mães, não teríamos segundas-feiras tão polemicas. Sempre acontece alguma coisa e todos estão discutindo o pênalti, a falta, a expulsão. Mérito para a horrível arbitragem no Brasil.

Acredito que ficou claro para muitos que realmente as coisas aqui no PAÍS DO FUTEBOL as coisas são diferentes, que temos mais emoção. Temos defensores do Mata-Mata, dos Pontos Corridos, defensores que times grandes não deveriam cair, e outros que amam ver um time caindo para poder brincar com a torcida.
Vemos nossos craques nascer aqui, brilhar um pouco e estourar de vez na Europa.
Também vemos jogadores escolher mercados como Arábia e China só por dinheiro, mas em pouco tempo estão de volta. Vemos gringos por vez e outra aparecer e fazer sucesso aqui.
Temos a rivalidade, gostosa de brincar, de tirar sarro, de fazer memes.

E tudo isso faz o nosso futebol Insuperável.

Para ler a primeira parte click:Brasileirão x Nacionais europeus part.I

Nenhum comentário:

Postar um comentário